Vamos pensar!!!

sábado, 4 de janeiro de 2014

Ser igual ou diferente?

    Todos temos escolhas e dependem delas o que ocorre em nossas vidas, as consequências são inevitáveis, boas ou más, rápidas ou devagar, udo o que fazemos ao outro um dia retorna pra nós.
     Todos os dias temos mil e uma escolhas pra fazer, mas como saber que escolhas devemos tomar? Um poeta pintou num muro uma frase bastante indagativa que leva a pensar: "O que move você: seu ego, sentimentos ou valores?
  Bom acredito que os três, mas, o que realmente influencia ou influencia de forma mais marcante é a opção que mais escolhemos tomar.
     Outro pensador, ou o mesmo, ele não se identificou, pintou o seguinte: Você fala mentiras para satisfazer suas verdades. Isso é muito forte. Muita gente vive emaranhada em tão grande rede de mentiras que não consegue sair e tudo começou apenas com uma mentirinha, mas pra não assumir o erro; e voltar atrás jamais. Só falando mais e mais mentiras pra cobrir as falhas das anteriores. 
     Tudo a ver com essa linha de pensamento foi a campanha lançada no início de dezembro pelo Ministério Público Brasileiro "O que você tem a ver com a corrupção?" E uma cartilha lançada sobre o tema foi criada. Recebi uma na estação do metrô de Recife, peguei uma e apressada como sempre nem parei pra ver do que se tratava, quando li me arrependi de não ter pego mais.
     Concordei 100% com o que está escrito nela por isso faço questão de pô-la aqui na íntegra pra que vocês tenham acesso às informações contidas nela, possam analisar e tirar as suas próprias conclusões.






       E a pergunta é: O que eu tenho a ver com a corrupção? Mas ao lermos situações práticas como essas nos leva a pensar. Achamos que não temos nada a ver com tais situações e diante disso passamos a enxergar que pensamos estar tão distantes de algumas coisas, da corrupção por exemplo, quando na verdade estamos tão perto. E que atitudes tão "pequenas" na verdade não são e cometemos a corrupção e somos hipócritas em várias esferas da nossa vida.
     Muitos dizem que o nosso país não tem jeito, o pensador Kim, da Banda Catedral, em uma entrevista ao cantor Ronnie Von no Programa de TV Todo Seu fala que: Pior é a desesperança e que nós temos que continuar tendo esperança, se a desesperança tomar conta eu não sei o que vai ser. 
    Acredito que as pessoas param de lutar, pois não tem motivação para isso. Acham que se não adianta pra quê tentar? Desistem sem ao menos arriscar. Por não acreditar desistem de lutar e de sonhar.
     Em uma entrevista ao programa Show Livre Kim diz que há apenas duas coisas que estragam o nosso país: o Congresso e o Senado. Infelizmente todos os dias vemos políticos corruptos sendo acusados, julgados e recentemente presos, graças a Deus, homens justos tem sonhado com um país melhor e lutado por isso como o juiz Joaquim Barbosa.
      João Alexandre, brilhante pensador reflete em sua música Pra cima Brasil a situação do nosso país, o autor começa perguntando "Como será o futuro do nosso país?" Temos pensado nisso? "Cada vez mais cresce a fome nas ruas, nos morros" Se tornou algo normal ver as pessoas morrendo nas ruas esperar que o governo faça algo e que dar esmolas "nem pensar, acostuma as pessoas a viverem na boa". Na boa! Não acredito que pedindo auxilio, comendo resto de lixo e dormindo na rua, isso que é vida boa??? Uma frase de um desenho animado se encaixaria bem aqui: Devíamos fazer alguma coisa. Acho que não devíamos fazer nada na expectativa de que alguém faça alguma coisa.
    "Homens com tanto poder e nenhum coração, gente que compra e que vende a moral da nação", essa parte se explica por si só, não é. Politicagem, Privatizações, tantas e tantas vantagens que não favorecem a maior parte da população brasileira.
     " Brasil olha pra cima existe uma chance de ser novamente feliz. Brasil há uma esperança, volta teus olhos pra Deus, o justo juiz". Só tendo fé em Deus, não se conformando com o que acontece todos os dias e lutando pra melhorar essa situação.
Outra canção do mesmo autor intitulada "Em nome da Justiça" ele começa a crítica com "Enquanto a violência acabar com o povão da baixada/E quem sabe tudo disser que não sabe de nada/Enquanto os salários morrerem de velho nas filas/E os homens banirem as leis ao invés de cumpri-las/Enquanto a doença tomar o lugar da saúde/E quem prometeu ser do povo mudar de atitude/Enquanto os bilhetes correrem debaixo da mesa/E a honra dos nobres ceder seu lugar à esperteza./Não tem jeito não./Só com muito amor a gente muda esse país/Só o amor de Deus pra nossa gente ser feliz/Nós os filhos Seus temos que unir as nossas mãos/Em nome da justiça, por obras de justiça/Quem conhece a Deus não pode ouvir e se calar/Tem que ser profeta e sua bandeira levantar/Transformar o mundo é uma questão de compromisso/É muito mais e tudo isso./Enquanto o domingo ainda for nosso dia sagrado/E em Nome de Deus se deixar os feridos de lado/Enquanto o pecado ainda for tão somente um pecado/Vivido, sentido, embutido, espremido e pensado/Enquanto se canta e se dança de olhos fechados/Tem gente morrendo de fome por todos os lados/O Deus que se canta nem sempre é o Deus que se vive, não/Pois Deus se revela, se envolve, resolve e revive/Não tem jeito não, não tem jeito não". Belíssima reflexão! Mas que não fique apenas nisso.
     Temos que tomar uma atitude em conjunto pra que a justiça em nosso país realmente aconteça. É uma questão de compromisso... um compromisso de todos.
 Não conhecemos sequer os símbolos nacionais, os hinos que deveriam tocar nossos corações ao serem tocados. Brasão? O que é isso? E onde foi parar o patriotismo? O orgulho e o cuidado com a nossa nação? Sentimento tão nobre e tão esquecido que nos faz sentir ou ter cuidado com os nossos compatriotas.
      A Bandeira e o Hino se "salvaram" por causa do futebol, embora a grande maioria não saiba pra quê a bandeira serve ou o que querem dizer suas cores e inscrição. Nem façam ideia do que representa o Hino Nacional embora até cante, meio emboloado e fazendo nãnãnã em várias partes dele. "Afinal é difícil entender, tem muitas palavras difíceis e fala em morte pela pátria. Misericórdia, pula essa parte" Quantas pessoas pensam assim... Conhece alguma. Eu várias. 
     Como é triste ver que as pessoas estão tão frias e não se preocupam mais se há pessoas morrendo de fome e que são iguais a nós, exceto que muitos não tem um teto pra se abrigar, alimento ou roupas. O supérfluo não, mas e o essencial à sobrevivência? 
     Precisamos pensar bastante antes de tomar nossas escolhas. Das que achamos mais simples, como devolver um troco passado a mais até as mais difíceis como destruir a vida de alguém pra se dar bem e pensam "antes ele do que eu".
     Em quem votar nas próximas eleições? ô tarefa difícil, mas deve ser feita e com cuidado. precisamos pesquisar quem são os candidatos que irão nos representar. São 4 anos de mandato, 4 anos da nossa vida nas mãos dessas pessoas, se esquivar e votar em branco não é a solução; desesperança e desistir sem tentar nem pensar.
     Será que devemos escolher ser igual a todo mundo, afinal se dar bem a todo custo está na moda; ou devemos escolher ser diferentes e lembrar de uma palavrinha tão esquecida nos dias atuais a HONESTIDADE. No meu ponto de vista podemos e devemos ressuscitar essa palavra e utilizá-la sempre. 
      A Bíblia diz em provérbios 16:8 Que melhor é o pouco, havendo justiça, do que grandes rendimentos com injustiça. E muita gente se pergunta o que Deus tem a ver com isso. Medite na Bíblia em várias passagens Ele nos orienta a vivermos em união, amando e respeitando o nosso próximo.
     Penso dessa forma "que ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas que todos são 'obrigados' a respeitar os outros, ou seja, devem respeitar os demais".
     Se nos amarmos e respeitarmos uns aos outros fica mais difícil se querer ou fazer o mal a alguém. "Amai-vos uns aos outros, assim como Eu vos amei". O Evangelho de João 15: 9-17 mostra essa reflexão. 
      Podemos fazer um Brasil melhor e isso deve começar de nós pessoas comuns através de nossos pequenos gestos, pequenos mas que fazem a diferença. Pense nisso.
      Enriqueça mais esse texto, assim como os demais,  dando a sua contribuição. Reflita, escreva e viva com  honestidade, juntos faremos do Brasil um lugar melhor pra se viver.    
      Deixo uma contribuição para os que não conhecem e  para os que há muito tempo não vêem os símbolos nacionais.
Brasão/ Armas Nacionais
  Bandeira Nacional
 Selo Nacional
  • 18 de setembro se comemora o Dia dos Símbolos Nacionais.


Letra do Hino Nacional Brasileiro
I
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!

BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU,BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!

II
DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!.

BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!

Vocabulário (Glossário)
Plácidas: calmas, tranqüilas
Ipiranga: Rio onde às margens D.PedroI proclamou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822
Brado: Grito
Retumbante: som que se espalha com barulho
Fúlgido: que brilha, cintilante
Penhor: garantia
Idolatrada: Cultuada, amada
Vívido: intenso
Formoso: lindo, belo
Límpido: puro, que não está poluído
Cruzeiro: Constelação (estrelas) do Cruzeiro do Sul
Resplandece: que brilha, iluminida
Impávido: corajoso
Colosso: grande
Espelha: reflete
Gentil: Generoso, acolhedor
Fulguras: Brilhas, desponta com importância
Florão: flor de ouro
Garrida: Florida, enfeitada com flores
Idolatrada: Cultivada, amada acima de tudo
Lábaro: bandeira
Ostentas: Mostras com orgulho
Flâmula: Bandeira
Clava: arma primitiva de guerra, tacape

  • 13 de abril se comemora o Dia do Hino Nacional.



Um comentário: