Vamos pensar!!!

segunda-feira, 13 de abril de 2015

  Que mudanças queremos para o Brasil? 

 Muitas manifestações têm ocorrido no Brasil pedindo a saída da presidente Dilma. Cerca de 60% da população brasileira desaprova o governo atual. Mas temos que ter cuidado com algumas pessoas que estão inclusas nessas manifestações com cartazes e faixas pedindo uma intervenção militar.
   Quem não conhece a história do Brasil não sabe que houve um período onde os militares estiveram no poder, foi uma tragédia sem precedentes. Esta época ficou conhecida como a ditadura militar. Nesse tempo qualquer um era considerado culpado até que se provasse o contrário, totalmente inconstitucional. Assim muitos foram torturados, deportados e mortos; nessa era obscura da nossa história.
   Tenho um caso na família, por isso posso falar com propriedade, minha avó materna com 88 anos completos, conta que o seu avô foi arrancado de dentro de casa, depois de terem a porta arrombada, sem nenhum mandado judicial, acusado de possuir livros subversivos. Detalhe, ele nem sabia ler, era agricultor de família modesta e não tinham acesso ao estudo. Como já mencionado antes, ninguém tinha o direito a defesa, então ele foi levado daqui de Jaboatão para o centro do Recife, para a cadeia municipal, onde hoje funciona a Casa da Cultura.
    Lá ele apanhou muito para dizer onde estavam os tais livros subversivos e onde os comunistas se encontravam. Por um milagre ele saiu de lá vivo e voltou para casa, mas sem nenhuma das unhas das mãos e dos pés, arrancadas em meio as sessões de tortura que sofrera. E ele saiu de lá com um objetivo, o de nos contar a sua história, a nossa história, afinal é a história do nosso país. Devemos lembrar que existem ainda hoje pessoas que procuram seus entes queridos desaparecidos neste período.
    E nós queremos que isso se repita conosco? Afinal hoje nós queremos mudar o país, discordamos do governo vigente. Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido faz uma análise Marxista e diz que os oprimidos tem o poder de se libertar dos seus opressores, por isso, foi proibido de publicar a sua obra no país. Na mesma época diversos outros brasileiros, dentre eles artistas como Caetano Veloso, foram deportados, ou seja, foram postos para fora do país sem ter direito a voltar nem para ver a família.
   É preciso pensar e discutir se essa é a forma de governo que queremos. Que coíbam quaisquer opiniões contrárias às imposições do governo. É muito importante discutirmos quais as mudanças que queremos para o nosso país? A quem elas irão favorecer? Apenas a algum grupo, ou a todos os brasileiros? É essencial refletir, pois isso faz parte da história do nosso país, da história do povo brasileiro.
Disponível em: http://www.diariodigital.com.br/geral/locais-e-horarios-de-manifestacao-do-dia-12-de-abril-comecam-ser/128726/. Acesso em 13/04/2015 as 13:05

Nenhum comentário:

Postar um comentário